aRTISTAS aNÓNIMOS

Artistas Anónimos é uma comunidade formada por pessoas que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a continuarem a fazer arte de forma motivada, saudável, sustentada e sobretudo divertida. 

O único requisito para ser membro é o desejo de continuar a fazer arte.

Os encontros dos aA têm lugar uma vez por mês em Lisboa e no Porto, sob um tema e com convidados para ajudar na mediação do grupo e na discussão.

Os encontros são orientados por Lígia Fernandes (pintora) e Nicole Sánchez (fotógrafa). Têm uma periodicidade mensal e em cada encontro é abordado um tema da prática artística em portugal, entre o grupo, as mediadoras e convidados.

A segunda vertente dos encontros é dinamizada online numa óptica mais condensada de apoio e critica do trabalho artístico e têm uma periodicidade semanal e duração de um mês.

Estiveram nos encontros como convidados : Nina Fraser (artistas plástica – Atelier Concorde) , Ana Saramago (Hardcore FofoBempostinha 22), Ana Oliveira (Corda Bamba), Daniela Rodrigues, Francisco Duarte Coelho (espaço cultural Mercês), Marcelo Duarte, Inês Nêves, Mercado Pl’arte, Luis Sousa Ferreira (Bons Sons, 23-Milhas, Odisseia Nacional), Marta Silva (Largo Residências), Maria de Bragança (advogada), Ordem dos Contabilistas Certificados, Lorenzo Bordonaro, Alexandre Esgaio, Mónica Dultra Carvalho, Cláudia Sá, Mariana Santos, Laurence Alliston-Greiner, Isabel Garcia, Manu Romeiro, Bruno Melo, Teresa Arega, Ana Mouralinho, Romas Tauras (5books), Daniel Gamelas, Carla Costa, Rui Soares Costa (Bull’s eye), Jorge Leal, Quinta das Relvas, Marta Pinto Ribeiro, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, Elisa Santos, Joana Sá e Luis Martins (à escuta), Fábio Cunha, Ana Stela Cunha, Tiago Pereira (MPAGDP), Alexandre Costa (HJM), Luisa Bessa, Inês Pargana.

fotografias Filipa Leite Rosa

Em 2022 os encontros decorreram em Lisboa e no Porto abordando temas como ‘o propósito da arte que fazemos’, direito de autor e direitos de imagem, artista part-time e artista full-time, contabilidade, psicologia, ‘carreiras artísticas em portugal’, identidade e marca visual, residências artísticas, ‘o poder do não’, planeamento e organização, projecto artístico e financiamento, entre outros.

Video do encontro no festival Bairro em Festa – Largo Residências em junho 2022 – Souza Filmes

Em 2023 foi lançado o podcast ‘Mas o que é fazes mesmo?’ onde são transmitidos alguns dos encontros de Lisboa e Porto, bem como entrevistas e conversa com artistas.

Os encontros decorrem em Lisboa na GALERIA MONUMENTAL e no Porto no ESPAÇO Q QUADRAS SOLTAS, uma vez por mês. Outras acções pontuais são workshops, show & tell, kick off, que são programadas conforme o ano e as actividades do colectivo.

Desde o início dos encontros presenciais, em Outubro de 2021, inscreveram-se 183 pessoas. Cada uma participou, em média, em 1,89 encontros. No Porto destaca-se um maior retorno dos participantes que em Lisboa. Este estudo teve por base a resposta a um questionário no final de agosto de 2022 após uma época de encontros.

CORDA BAMBA podcast – encontro Porto

CORDA BAMBA podcast – encontro Lisboa