ESPECULATIVA

“Sem esses cuidados primordiais do crescimento da Capital, Lisboa vem-se transformando numa cidade onde não é cómodo viver. Cada vez com mais prédios, lojas, fábricas, escritórios, oficinas, cinemas automóveis… cada vez com mais gente… mas onde crescem assustadoramente o enervamento, a fadiga, o desamor, o desajustamento e o desamparo social – aspectos negativos que não se podem imputar apenas à rapidez do crescimento da urbe e à sua nova dimensão e ritmo de vida, embora, como é óbvio, daí tenha resultado uma boa parte dos problemas.”

Francisco Keil do Amaral in LISBOA UMA CIDADE EM TRANSFORMAÇÃO Lisboa: Europa América. 1970

Quando vemos e pensamos sobre uma fotografia, imaginamos, contamos uma história a nós mesmos e, inevitavelmente, especulamos sobre o que se está a passar naquela imagem. Quem são as pessoas, o que fazem naquele momento e o papel do/da fotógrafo/a.

Contemplamos.

O projecto artístico ‘Estúdio do Bairro’ tem como objectivo recrear em comunidades locais, um estúdio fotográfico, aberto a quem quiser fazer o seu retrato por uma fotógrafa profissional. Um dos seus objectivos é providenciar este serviço à comunidade que ajude a fortalecer e a enaltecer, através do acesso simples e gratuito a uma fotografia sua. Para negócios locais e/ ou associações, o estúdio tem sido um parceiro, ajudando no seu crescimento e construindo projectos colaborativos envolvendo a fotografia no estúdio. Dentro deste valor de fundo, trabalha-se a diferentes níveis da sociedade e da comunidade.

Com as MANAS, um grupo de apoio mútuo com uma perspectiva holística e artística que promove a inclusão social e redução de risco, em resposta à violência de género, que coordena um espaço seguro para mulheres em situações vulneráveis no contexto da rua (sendo a rua um lugar de trabalho, de vivência/vida e de consumo), surgiu este projecto cujo nome é “Our rights are fashion”. Com o objectivo de proporcionar às mulheres de grupo uma sessão fotográfica que simultaneamente lhes daria acesso a um serviço de outra forma incansável, mas mais profundo e mais importante que isso, uma sessão terapêutica, para enaltecer, elevar e trazer à luz a sua auto-estima, muitas vezes fracturada, ignorada, ou inexistente.

O projecto é continuado através de outras sessões (com outras fontes de inspiração) que serão sempre discutidas com o grupo participante, de acordo com os seus interesses, e o o meu contributo como artista.