mais uno +1

mais uno +1 é um coletivo de curadoria, projeto e investigação que atua em busca do poder transformador da arte através da criação de relações/ecossistemas incrementais entre os artistas, as comunidades e os territórios

Este coletivo surge de uma vontade comum de…

  1. Complementar e criar novas alternativas para os circuitos institucionais de arte contemporânea;
  2. Expandir a prática da arte para territórios e grupos geralmente não abrangidos no panorama cultural;
  3. Investigar, criar e experimentar novos modelos de mercado mais livres e sustentáveis;
  4. Pensar o papel ativo da prática artística enquanto projeto contínuo que cria novos imaginários e dinâmicas
    comunitárias e responde aos atuais e futuros desafios ambientais e urbanos;
  5. Desenvolver estruturas mais acessíveis de investigação, documentação e partilha de conhecimentos (creative commons);
  6. Diversificar e enriquecer o tecido socio-cultural de um território e o seu apoio mútuo;
  7. Criar sistemas de arte mais horizontais e democráticos baseados em relações colaborativas e transdisciplinares;
  8. Fomentar a prática artística agregadora, experimental, emancipada, crítica.

“Domingos de Criação”

Em plena ditadura militar no Brasil — e três anos antes do seu fim em Portugal — aconteceram em 1971, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, os “Domingos de Criação”. Pela iniciativa de Frederico Morais, e pela ação e imaginação das centenas de pessoas que se foram reunindo, a cada domingo sucedeu-se um acto de criação, diálogo e celebração colectiva. Esta acção assumiu-se como um verdadeiro rasgo político numa altura em que a liberdade não era uma possibilidade.

Em Março de 2022, no Largo do Intendente, em Lisboa, relembrámos os “Domingos de Criação” no Largo Café Estúdio. Como parte da Cooperativa Cultural LARGO Residências, também aqui foram acontecendo muitos Domingos dedicados à cultura e à arte. Ao longo dos últimos 10 anos, o Café tem pulsado neste LARGO como centro de encontro e diálogo do Bairro Intendente.

Nestas últimas acções do Largo Café Estúdio no Largo do Intendente, convidámos a sua comunidade a criar connosco. Cada Domingo desse mês foi dedicado a uma forma de expressão — palavras, imagens, linhas, movimentos — em homenagem a todas as pessoas, artistas e trocas que por aqui passaram, e os diversos tipos de linguagem utilizados. Assim convidámos todos a despedirem-se do Café Estúdio, agradecer-lhe e dizerem que lhe pertencem, que vive em nós e continuará a perdurar no tempo. 

Em simultâneo, no adjacente mais uno +1, acumulámos os afectos e expressões trocados ao longo destes Domingos num projecto de fanzine.  A fanzine tornou-se um ateliê aberto, um projecto artístico, um processo participativo e uma exposição arquivo, onde as palavras ditas, as imagens capturadas, as linhas desenhadas e os movimentos realizados foram unidos e imortalizados em cada das suas páginas.