ESTÚDIO ABERTO FEVEREIRO 2022

Na primeira mostra pública das fotografias do ‘Estúdio do Bairro’, o trabalho desenvolveu-se em duas vertentes, a exposição dos retratos de dezembro 2021 e janeiro 2022, e novas sessões durante o mês de fevereiro, que terminaram com a exposição de alguns destes retratos na finnisage.

TEXTO LÍGIA FERNANDES – catálogo da exposição

” Com o passar do tempo foram encerrando, um a um, os estúdios fotográficos de Lisboa. O que outrora haveria sido um lugar onde famílias se encontravam para registar um aniversário, os disfarces de carnaval, um casamento, a fotografia para o primeiro emprego, passou a ser agora um café, uma loja de souvenirs, uma boutique. 

Já as fotografias passaram a existir dentro dos ecrãs dos nossos telemóveis ou no disco rígido do computador. Simultaneamente, também foram desaparecendo das paredes das nossas casas, dos álbuns de família, das nossas carteiras. 

A acessibilidade ao equipamento fotográfico generalizou a fotografia, mas retirou-lhe a sua “aura” de solenidade, limitou-nos o direito de celebrar este ritual da memória no qual, com dedicação, registamos aquele momento que queremos recordar, partilhando-o com quem amamos.  

O “Estúdio do Bairro” nasce enquanto movimento contrário à passagem do tempo. É um estúdio fotográfico aberto no Largo do Intendente para as comunidades de Lisboa, convidando-as a fazer um retrato.  

Este pequeno livro apresenta a primeira série de fotografias do Estúdio, realizadas em dezembro de 2021 e janeiro de 2022.  “

fotografias de Inês Gil Silva